Resenha: A extraordinária garota chamada Estrela

Oi gente! Tudo okay? Feliz dia do leitor atrasado, haha!
Estou aqui com a segunda resenha do ano, que é de um livro muito amor e que me surpreendeu. Tinha visto muitas opiniões positivas do livro, e decidi que tiraria minhas próprias conclusões. Vamos acompanhar o que achei do livro?

 


Título: A extraordinária garota chamada Estrela
Autor: Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
Gênero: Juvenil, Romance
Ano: 2014
Páginas: 192
Nota: ✩✩✩✩✩(5/5 Excelente!)
Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso ela captura o coração de Leo Bolorck. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.
Resenha:


Livro cedido pela a editora

Lindo, profundo, surpreendente. Essas foram as palavras que ficaram na minha mente no término da leitura de A extraordinária garota chamada Estrela. Foi minha leitura de transição de 2014 para 2015, e posso dizer que pelo menos na leitura meu ano começou com o pé direito! Esse livro não poderá ser entendido por todo mundo, mesmo sendo simples ele tem sua complexidade, é preciso ser sensível para entender sua essência.
O livro é narrado por Leo Borlock,um aluno normal que achava que ia ser só mais um ano na Escola de Ensino Médio de Mica até conhecer e se apaixonar por Estrela Caraway, é através dele que conhecemos a personalidade da garota.Era uma menina bem diferente, vestia-se com roupas nada convencionais, fazia serenatas com seu ukelele quando alguém fazia aniversário, era inacreditavelmente gentil e realmente se importava com o próximo.


Por ter uma personalidade tão única Estrela foi recriminada, xingada, considerada uma farsa, e até ignorada. As pessoas não conseguiam acreditar que alguém poderia ser assim, até o próprio leitor sente que ela é uma farsa, "isso tudo que ela faz é muito forçado" eu pensava.
No meio de tantas agressões, Estrela sente-se dividida, e já não sabe se ser ela mesma pode ser algo bom, e aí fica a dúvida se deve ser ela mesma ou ser o que a sociedade dizia ser "normal".
A extraordinária garota chamada Estrela não traz só a questão de acreditar que pessoas como Estrela existem, mas aborda a questão dos valores, do que realmente nos importamos, da individualidade do ser humano, e de como podemos ser pessoas-estrelas, de como podemos ser mais naturais e simples, de como podemos ter beleza interior e possuir caráter, não ser só mais um "maria-vai-com-as-outras".


A estória de Estrela é realmente linda, mesmo sendo um livro juvenil merece ser lido por todas as idades, não mudaria nada, tudo foi colocado em dose certa, mesmo sendo um livro de leitura leve e que flui com facilidade, carrega um grande peso sobre si, traz a responsabilidade de mostrar como caminha a humanidade, de como pessoas-estrela são mal compreendidas, de como as pessoas vem perdendo a sensibilidade e estão deixando de ser individuais. A obra de Jerry Spinelli não vai ser compreendida por muitos assim como Estrela, mas todos deviam ler esse livro! 
Minhas queixas do livro são poucas, e de certa forma são inúteis, os diálogos, por exemplo, eram expostos em aspas e isso me incomodou bastante, além do romance que acontece entre Leo e Estrela que demorou para acontecer, e quando aconteceu não foi tão intenso quanto eu esperava, mas fora isso o livro foi mais que perfeito, está recomendado! Não deixem de ser deliciar com a escrita gostosa de Jerry, com a personalidade forte de Estrela, com a indecisão de Leo, uma estória diferente e original assim como a protagonista. Essa foi uma resenha difícil de fazer porque nem eu sei se soube expressar a genialidade do livro, fiz e refiz umas 10 vezes e ainda assim acho que não está bom o suficiente, mas espero que tenham entendido a mensagem e a urgência na qual devem ler este livro!

Bem pessoal, é isso, espero que tenham gostado e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário